Transformações nas mobilizações sociais contemporâneas: coletivos contemporâneos, movimentos tecnoconservadores, contramovimentos e os impactos para a democracia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21142/DES-1804-2026-0078

Palavras-chave:

Ação coletiva contemporânea, coletivos, movimentos tecnoconservadores, contramovimentos, democracia

Resumo

Este artigo argumenta que as transformações contemporâneas da ação coletiva envolvem mudanças organizacionais, dinâmicas relacionais de conflito e crescente mediação das plataformas digitais, de modo que não podem ser compreendidas exclusivamente a partir dos modelos clássicos de organização e mobilização. Com base nesse argumento, analisa os coletivos contemporâneos, os contramovimentos e os movimentos tecnoconservadores como categorias distintas, embora empiricamente articuláveis, e discute seus possíveis efeitos democráticos. Metodologicamente, trata-se de um ensaio teórico-interpretativo fundamentado em revisão bibliográfica. Como contribuição, o artigo propõe um enquadramento teórico-analítico para a compreensão dessas transformações, destacando desafios centrais tanto para o campo de estudos da ação coletiva quanto para a democracia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcelo de Souza Marques, Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, Brasil

    Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil. Compõe a coordenação do Comitê de Pesquisa Movimentos Sociais da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS). Coordenador do Grupo de Pesquisa Discurso, Estado, Sociedade e Cultura (GDESC/UFES). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Núcleo Participação e Democracia (NUPAD/UFES) e do Laboratório de Estudos de Identidades e Tecnologias (LEIDTEC/UFES).

  • Olivia Cristina Perez, Universidade Federal do Piauí. Teresina, Brasil

    Doutora em Ciência Política e mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Investigación en Ciencias Sociales, Niñez y Juventud (CLACSO/CINDE). É professora de Ciências Sociais da Universidade Federal do Piauí (UFPI), atuando na graduação, no mestrado e no doutorado. É líder do Grupo Democracia e Marcadores Sociais da Diferença (UFPI), membro do INCT Participa e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

  • Inês Barbosa, Universidade do Porto. Porto, Portugal

    Professora de Animação Cultural do Mestrado em Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal. Investigadora integrada do Instituto de Sociologia (IS-UP), subgrupo de Criação Artística, Práticas e Políticas Culturais. Coordenadora do Estudo Nacional das Comunidades Ciganas (FCT, AIMA, CES). Membro da ESA - RN25 Social Movements e RN37 Urban Sociology e da Rede Internacional de Investigação em Artes, Educação Artística e Arte/Educação.

Referências

Abers, R. N. e Von Bülow, M. (2011). Movimentos sociais na teoria e na prática: como estudar o ativismo através da fronteira entre Estado e sociedade?. Sociologias, 13(28), 52-84. https://doi.org/10.1590/S1517-45222011000300004

Amaral, A. J., Rosa, P. O. e Sabariego, J. (2025). De la silicolonización del mundo al tecnoconservadurismo: el renacimiento del extremismo político brasileño en el siglo XXI. Revista de Estudios Sociales, 94, 65-84. https://doi.org/10.7440/res94.2025.04

Assis, L. G. (2018). Virada comunicação: como coletivos de comunicação das periferias estão construindo uma nova forma de se comunicar. Revista Anagrama, 12(1), 1-10. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2018.146727

Barbosa, I. (2016). Crise, austeridade e ação coletiva: experiências de aprendizagem crítica com Teatro do Oprimido. [Tese de doutoramento, Instituto de Educação da Universidade do Minho]. https://repositorium.uminho.pt/entities/publication/56539261-6e9c-4715-9ab0-567c2d0295ba

Barbosa, I. (2026) «Housing is an open wound»: The political role of music in Portugal’s urban struggles. European Urban and Regional Studies, 33(3), 408-429. https://doi.org/10.1177/09697764261419443

Barbosa, I. e Lopes, J. (2021). Learning through Collective Action and Social Mobilizations in Portugal: Dialogues with Paulo Freire’s Pedagogy. Postcolonial Directions in Education, 10(2), 305-326.

Barbosa, I., Lopes, J. T. e Ferro, L. (2023). Artists against tourism gentrification: Analyzing creative practices of resistance in Porto, Debats. Revista de cultura, poder i societat, 137, 31-50. https://doi.org/10.28939/iam.debats-137-1.2

Bennett, L. W. e Segerberg, A (2012). The Logic of Connective Action. Information, Communication & Society, 15(5), 739-768. https://doi.org/10.1080/1369118X.2012.670661

Biroli, F. e Caminotti, M. (2020). The conservative backlash against gender in Latin America. Politics & Gender, 16(1), 1-6.

Bruzzone, A. (2021). Ciberpopulismo. Democracia e política no mundo digital. Contexto.

Caputo, M. (2025). El problema de la imagen en las redes sociales: scrolleo, montaje algorítmico y trolls en tiempos de resentimiento. Revista de Estudios Sociales, 94, 103-119. https://doi.org/10.7440/res94.2025.06

Carlos, E., Dowbor, M. e Albuquerque, M. do C. (2017). Movimentos sociais e seus efeitos nas políticas públicas: balanço do debate e proposições analíticas. Civitas, 17(2), 360-378. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2017.2.25925

Castells, M. (2012). Networks of outrage and hope. Social movements in the internet Era. Polity Press.

Castells, M. (2018a). A sociedade em rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura. Vol. 1. [R. V. Majer, trad.]. Paz e Terra.

Castells, M. (2018b). Ruptura. A crise da democracia liberal. Zahar.

Cesarino, L. (2019). Como vencer uma eleição sem sair de casa: a ascensão do populismo digital no Brasil. Internet & Sociedade, 1 (1), 92-120. https://revista.internetlab.org.br/serifcomo-vencer-uma-eleicao-sem-sair-de-casa-serif-a-ascensao-do-populismo-digital-no-brasil/

Cesarino, L. (2022). O mundo do avesso. Ubu.

Coelho, V. S. e Gurza Lavalle, A. (2019). Os movimentos negro e indígena e a política de saúde e de HIV/Aids: institucionalização e domínio de agência. Em A. Gurza Lavalle, E. Carlos, M. Dowbor e J. Szwako (orgs.), Movimentos Sociais e Institucionalização. Políticas sociais, raça e gênero no Brasil pós-transição (pp. 331-373). EdUERJ.

Colomb, C. e Novy, J. (Eds). (2016). Protest and Resistance in the Tourist City. Routledge.

Costa, E. G., Coelho, G. B. e Marques, M de S. (2025). Populismo e democracia: a Teoria do Discurso em debate. Sociologias, 27, e148501. https://www.scielo.br/j/soc/a/fzngCmZ4tkt5CD9WNFVcn7x/?format=html&lang=pt

Da Empoli, G. (2019). Engenheiros do caos. Vestígio.

Della Porta, D. e Mattoni, A. (eds.). (2014). Spreading protest. Social movements in times of crisis. ECPR Press.

Faria, F. (2023). Demo da experiência: «ocupar para existir», uma política feminista e decolonial. Em A. Paiva, F. Lima Neto e T. Sanches (orgs.). Movimentos e coletivos sociais. Categorias em disputa (pp. 223-249). Numa.

Gaiger, L. (2025). Emergência, características e práticas dos coletivos: contribuições de um estudo multilocal. Civitas, 25(1), e46373. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2025.1.46373

Gerbaudo, P. (2021). Redes e Ruas. Mídias sociais e ativismo contemporâneo. Funilaria.

Gohn, M. da G. (2014). Sociologia dos Movimentos Sociais. Cortez.

Gohn, M. da G. (2017). Manifestações e protestos no Brasil. Correntes e contracorrentes na atualidade. Cortez.

Gohn, M. da G. (2022). Ativismos no Brasil. Movimentos sociais, coletivos e organizações civis: como impactam e por que importam? Vozes.

Gohn, M. da G. (2023). Junho de 2013, 10 anos depois: um enigma ainda a decifrar. Desigualdade & Diversidade, 23, 11-39. https://doi.org/10.17771/PUCRio.DDCIS.64173

Gohn, M. da G. (2025). Coletivos: novas formas de expressão dos jovens no associativismo contemporâneo no Brasil. Civitas, 25 (1), e46254. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2025.1.46254

Gohn, M. da G., Penteado, C. L. e Marques, M de S. (2020). Os coletivos em cena: experiências práticas e campo de análise. Simbiótica, 7(3), 01-07. https://doi.org/10.47456/simbitica.v7i3.33690

Gold, T. e Peña, A. M. (2021). The rise of the contentious right: digitally intermediated linkage strategies in Argentina and Brazil. Latin American Politics and Society, 63(3), 93-118. https://doi.org/10.1017/lap.2021.23

Laclau, E. (2013). A razão populista. Três Estrelas.

Lemos, A. (2021). Dataficação da vida. Civitas, 21(2), 193-202. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2021.2.39638

Lima, D. C. (2025). Caracterização dos feminismos negros: dos coletivos da geração MNU às coletividades virtuais. Civitas, 25(1), e46400. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2025.1.46400

Marques, M. de S. (2022). Interações socioestatais: mútua constituição entre os coletivos culturais e o Estado no Espírito Santo. [Tese de doutorado em Sociologia, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul].

Marques, M. de S. (2025). Crítica à política tradicional e posição diferencial: algumas considerações sobre a emergência dos coletivos culturais contemporâneos. Civitas, 25(1)1-12. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2025.1.45969

Marques, M. de S. e Marx, V. (2020). Os coletivos em cena: algumas contribuições para o debate. Simbiótica, 7(3), 08-32. https://doi.org/10.47456/simbitica.v7i3.33691

Marques, M. de S. e Marx, V. (2025). Coletivos e as novidades no debate político-organizacional: uma abordagem processual-relacional sobre os coletivos culturais contemporâneos no Brasil. Opinião Pública, 31, 01-41. https://doi.org/10.1590/1807-0191202531102

Marques, M. de S., Azevedo, B. A. e Felix, E. B. (2025). Em torno das Sociologias Relacionais: emergência, contingência, sujeito sociológico, causalidade e voluntarismo. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 40, e40030. https://doi.org/10.1590/40030/2025

Marques, M. de S., Marx, V. e Cruz, D. S. (2025). Quem Tem Medo da Organização? Dimensão Organizacional no Ativismo e nos Processos Decisórios dos Coletivos Culturais do Espírito Santo. Dados - Revista de Ciências Sociais, 68(3), e20230024. https://doi.org/10.1590/dados.2025.68.3.382

Marques, M. de S., Nemer, D., Souza, A. T. e Silveira, F. L. (2025). Tecnopolíticas e configurações extremistas na era das plataformas digitais. Revista de Estudios Sociales, 4, 3-22. https://doi.org/10.7440/res94.2025.01

Mayka, L. e Smith, A. E. (2021). Introduction: the grassroots right in Latin America: patterns, causes, and consequences. Latin American Politics and Society, 63(3), 1-20. https://doi.org/10.1017/lap.2021.20

Mesquita, A. (2011). Insurgências poéticas. Arte ativista e ação coletiva. Annablume.

Moore, A. (2002). General Introduction to Collectivity in Modern Art. The Journalist of Aesthetic Protest. https://www.joaap.org/new3/moore.html

Morozov, E (2018). Big Tech. A ascensão dos dados e a morte da política. Ubu.

Mouffe, C. (2015). Sobre o político. WMF Martins Fontes.

Mouffe, C. (2019). Por um populismo de esquerda. Autonomia Literária.

Moura, J. T. V., Rozendo, C. e Oliveira, M. V. (2020). Movimento e contramovimento e as configurações do campo político em torno da utilização dos agrotóxicos no Brasil. Desenvolvimento e Meio Ambiente, 54, 560-609. https://doi.org/10.5380/dma.v54i0.75103

Mudde, C. (2020). O regresso da ultradireita. Da direita radical à direita extremista. Presença.

Mudde, C. e Kaltwasser, C. R. (2017). Populismo. Uma brevíssima introdução. Gadiva.

Nunes, R. (2023). O ciberativismo antes, durante e depois de Junho de 2013. Desigualdade & Diversidade, 24, 95-124. https://doi.org/10.17771/PUCRio.DDCIS.66110

Penteado, C. L. C., Valiengo, C. B. e Jahnel, M. O. (2023). Tecnologias e ação coletiva: usos e apropriações das tecnologias digitais de informação e comunicação por cinco coletivos na cidade de São Paulo. Em A. Paiva, F. Lima Neto y T. Sanches (orgs.), Movimentos e coletivos sociais. Categorias em disputa (pp. 191-222). Numa.

Pereira, A. A. (2019). Black Lives Matter nos currículos? Imprensa negra e antirracismo em perspectiva transnacional. Cadernos de Pesquisa, 49(172), 122-143. https://www.scielo.br/j/cp/a/CqWDjTjcDRm4tqwRxM4yJpx/?lang=pt

Perez, O. C. (2019). Relações entre coletivos com as Jornadas de Junho. Opinião Pública, 25(3), 577-596. https://doi.org/10.1590/1807-01912019253577

Perez, O. C. (2021). Sistematização crítica das interpretações acadêmicas brasileiras sobre as Jornadas de Junho de 2013. Izquierdas, 53(1), 1-16. https://www.scielo.cl/pdf/izquierdas/v53/0718-5049-izquierdas-53-39.pdf

Perez, O. C. (2025). A democratização das instituições por meio da inclusão das diversidades entre os coletivos. Civitas, 25(1), e46310. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2025.1.46310

Perez, O. C. e Silva Filho, A. L. A. (2017). Coletivos: um balanço da literatura sobre as novas formas de mobilização da sociedade civil. Latitude, 11(1), 255-294. https://periodicos.ufal.br/latitude/article/view/2812

Perez, O. C., Moura, J. T. V. e Bandeira, C. (2023). Protests for Women’s Rights and against the Bolsonaro Administration. Latin American Perspectives, 50(1), 1-14. https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0094582X221150442

Rios, F. M. (2014). Elite política negra no Brasil: relação entre movimento social, partidos políticos e Estado. [Mestrado em Sociologia, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo].

Rocha, C. (2021). Menos Marx, mais Mises. O liberalismo e a nova direita no Brasil. Todavia.

Rosa, P. O. Ângelo, V. A., Vieira, B. B. e Almeida, V. A. (2024). Tecnoconservadorismo e o Brasil Paralelo. Autonomia Literária.

Rosa, P. O. e Rosa, R. (2024). Tecnopolíticas do ódio: estratégias utilizadas por grupos de WhatsApp conservadores e bolsonaristas nas eleições brasileiras de 2018 e 2022. Simbiótica. Revista Eletrônica, 11(1), 64-91. https://periodicos.ufes.br/simbiotica/es/article/view/44757

Rosa, P. O., Ângelo, V. A. e Braga, T. (2021). Novíssimas direitas e a política na era da pós-verdade: uma análise da guerra cultural. Simbiótica. Revista Eletrônica, 8(2), 187-216. https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/36384

Santos, B. A. O. (2022). O «Novo» em velhas práticas: uma análise sobre a noção de «Novíssimos» Movimentos Sociais e Coletivos. Simbiótica, 9, (1), 20-37. https://doi.org/10.47456/simbitica.v9i1.38299

Santos, B. S. (2005). A crítica da governação neoliberal: o Fórum Social Mundial como política e legalidade cosmopolita subalterna. Revista Crítica de Ciências Sociais, 72, 7-44. https://doi.org/10.4000/rccs.979

Silva, M. K. (2018). A apropriação conservadora do ciclo de protestos de 2013: rumo aos protestos anti-Dilma? Lusotopie, 17(1), 88-111. https://doi.org/10.1163/17683084-12341713

Silva, M. K. e Pereira, M. M. (2020). Movimentos e contramovimentos sociais: o caráter relacional da conflitualidade social. Revista Brasileira de Sociologia - RBS, 8, (20), 26-49. https://doi.org/10.20336/rbs.647

Szwako, J. (2014). O «mau desempenho» de Lugo: gênero, religião e contramovimento na última destituição presidencial paraguaia. Opinião Pública, 20(1), 132-155. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=32930514007

Trindade, L. R. (2021). Fortalecendo os fios: a emergência dos coletivos de estudantes negros e negras em universidades da região sudeste. [Tese doutorado em Sociologia, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos].

Van Dijck, J., Poell, T. e De Waal, M. (2018). The platform society. Public values in a connective world. Oxford University Press.

Vaggione, J. M. (2016). Sexualidad, Derecho y Religión: Entramados en Tensión. Em M. Macarena Sáez y J. M. Morán Faúndes (orgs.), Sexo, Delitos y Pecados: Intersecciones entre Religión, Género, Sexualidad y el Derecho en América Latina (pp. 17-51). Washington, DC: Center for Latin American and Latino Studies.

Zuboff, S. (2020). A era do capitalismo de vigilância. Intrínseca.

Publicado

2026-10-28

Como Citar

Transformações nas mobilizações sociais contemporâneas: coletivos contemporâneos, movimentos tecnoconservadores, contramovimentos e os impactos para a democracia. (2026). Desde El Sur, 18(4), e0078. https://doi.org/10.21142/DES-1804-2026-0078