Genealogia da juventude red pill e a hipótese do movimento-empresa como estratégia tecnoconservadora de monetização da misoginia no YouTube

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21142/DES-1804-2026-e0092

Palavras-chave:

Mídias sociais, juventude, misoginia, guerra cultural, movimento-empresa

Resumo

As plataformas digitais reconfiguraram os processos de produção de subjetividades políticas e econômicas no âmbito do capitalismo contemporâneo. O presente artigo tem por objetivo delinear uma genealogia das comunidades red pill no YouTube e propor o conceito de movimento-empresa como uma modalidade de ativismo tecnoconservador em que a práxis política e a acumulação de capital mostram-se organicamente articuladas. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa conjuga revisão bibliográfica de orientação genealógica foucaultiana com análise documental e exame crítico de dois relatórios empíricos relativos à monetização da misoginia no YouTube brasileiro (FGV e NetLab/UFRJ). Os resultados sugerem que a governamentalidade neoliberal e o empreendedorismo de si se integram à governamentalidade algorítmica, de maneira que os repertórios de guerra cultural e os indicadores de visibilidade operam simultaneamente como mecanismos de conversão da misoginia em recurso financeiro e em artefato de subjetivação. Conclui-se que o movimento-empresa impõe desafios à efetivação dos direitos humanos e ao aprofundamento do regime democrático.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Pablo Ornelas Rosa , Universidade Vila Velha. Vila Velha, Brasil

    Doctor en Ciencias Sociales, y cuenta con un posdoctorado en Psicología y en Salud Pública por la Universidad Federal de Espírito Santo, así como en Sociología por la Universidad Federal de Paraná (UFPR). Es profesor en los programas de posgrado en Sociología Política y en Seguridad Pública de la Universidad de Vila Velha (UVV). También es profesor en el Programa de Posgrado en Ciencia y Tecnología del Centro Universitario Vale do Cricaré (UniVC). Becario de productividad del Consejo Nacional de Desarrollo Científico y Tecnológico (CNPq).

  • Aknaton Toczek Souza, Pontifícia Universidade Católica de Pelotas. Pelotas, Brasil

    Doctor en Derecho por la Universidad Federal de Paraná (UFPR), tiene un posdoctorado en Sociología Política por la Universidad de Vila Velha (UVV) y es doctor en Sociología por la UFPR. Es investigador en el GITEP/UCPEL y profesor del Programa de Posgrado en Política Social y Derechos Humanos de la Universidad Católica de Pelotas. Becario de productividad del Consejo Nacional de Desarrollo Científico y Tecnológico (CNPq).

  • Maria Cristina Dadalto, Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, Brasil

    Ha realizado un posdoctorado en la Università Ca’ Foscari di Venezia y es posdoctoranda en el Instituto de Geografía y Ordenación del Territorio (IGOT-ULisboa). Es doctora en Ciencias Sociales por la Universidad Estatal de Río de Janeiro. Becaria investigadora de la Fundación de Apoyo a la Investigación de Espírito Santo (FAPES). Profesora del Departamento de Ciencias Sociales y de los programas de posgrado en Historia y Ciencias Sociales de la Universidad Federal de Espírito Santo. 

  • Manuel Jesús Sabariego, Universidade de Sevilla. Sevilla, Espanha

    Doctor en Derechos Humanos y Desarrollo por la Universidad Pablo de Olavide, en España, y cuenta con un posdoctorado en Sociología por la Universidad de Coimbra y en Comunicación por la Universidad de Sevilla. Fue investigador MSCA Fellow y ejerce como docente en la Universidad de Sevilla, además de colaborar con programas de máster y doctorado en Europa y América Latina.

Referências

Abreu, I. S. de, Santos, M. S. dos e Rosa, P. O. (2025). Entre algoritmos e poder: reflexões de Pablo Ornelas Rosa acerca do tecnoconservadorismo e conflitos sociais. Tematicas, 33(65), 172-197. https://econtents.sbu.unicamp.br/inpec/index.php/tematicas/article/view/20612

Amaral, A. J. do, Rosa, P. O. e Sabariego, J. (2025). Da silicolonização do mundo ao tecnoconservadorismo: o renascimento do extremismo político brasileiro no século 21. Revista de Estudios Sociales, 94, 65-84. https://doi.org/10.7440/res94.2025.04

Amoêdo, R. T. y Schramm, A. (2021). Bitcoin red pill. O renascimento moral, material e tecnológico. Alan Schramm.

Avelino, R. da S. (2023). Colonialismo digital. Tecnologias de rastreamento online e a economia informacional. Alameda.

Bordin, M. (2021). A guerra é a regra. A hipermilitarização da segurança pública no Brasil. PG Editorial.

Campagnolo, A. C. (2019). Feminismo: Perversão e subversão. Vide.

Carvalho, O. de. (2018). O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota. Record.

Coelho, G. (2025, 18 de setembro). Do algoritmo ao linchamento: como o discurso antigênero atinge alvos específicos no YouTube. Gênero e Número. https://www.generonumero.media/reportagens/radar-antigenero-algoritmo-ao-linchamento/

Couldry, N. e Mejias, U. A. (2019). Data colonialism: Rethinking big data’s relation to the contemporary subject. Television & New Media, 20(4), 336-349. https://doi.org/10.1177/1527476418796632

Donovan, J. (2015). O código dos homens. Editora Simonsen.

Dunker, C. I. L. (2019). Psicologia das massas digitais e análise do sujeito democrático. Em S. Abranches et al. (eds.), Democracia em risco? Companhia das Letras.

Durand, C. (2021). Tecnofeudalismo. Crítica de la economía digital. Adrogué La Cabra e Kaxilda.

Empoli, G. da. (2019). Os engenheiros do caos. Vestígio.

Faustino, D. e Lippold, W. (2019). Colonialismo digital. Por uma crítica hacker-fanoniana. Boitempo.

Foucault, M. (2008). Nascimento da biopolítica. Martins Fontes.

Foucault, M. (2010). Em defesa da sociedade. Martins Fontes.

Gillespie, T. (2014). The relevance of algorithms. Em T. Gillespie, P. J. Boczkowski e K. A. Foot (eds.), Media technologies. Essays on communication, materiality, and society. MIT Press.

Gohn, M. da G. (2019). Participação e democracia no Brasil. Da década de 1960 aos impactos pós-junho de 2013. Vozes.

Grassi, A. e Ruediger, M. A. (Coords.). (2023). Movimento red pill no YouTube. Eixos argumentativos e recomendações algorítmicas. FGV ECMI.

Han, B.-C. (2018). Psicopolítica. Âyiné.

Han, B.-C. (2022). Infocracia. Vozes.

Hayek, F. A. (2010). O caminho da servidão. Instituto Ludwig von Mises Brasil.

Laval, C. e Dardot, P. (2016). A nova razão do mundo. Boitempo.

Lemke, T. (2017). Foucault, governamentalidade e crítica. Politéia.

Lemos, A. (2021). Dataficação da vida. Civitas, 21(2), 193-202. https://revistaseletronicas.pucrs.br/civitas/article/view/39638/26950

Marques, M. S., Marx, V. e Cruz, D. S. da. (2025a). Quem tem medo da organização? Dimensão organizacional no ativismo e nos processos decisórios dos coletivos culturais do Espírito Santo. Dados, 68(3), e20230024. https://doi.org/10.1590/dados.2025.68.3.382

Marques, M. S., Nemer, D., Souza, A. T. e Silveira, F. L. (2025b). Tecnopolíticas e configurações extremistas na era das plataformas digitais. Revista de Estudios Sociales, 94, 3-22. https://doi.org/10.7440/res94.2025.01

Masters, J. (2023). Hackeando o mercado sexual. O mínimo que você precisa saber sobre red pill. Editora Web.

Mbembe, A. (2018). Necropolítica. N-1.

Milcher, R. (2023). Manifesto da masculinidade. Como o homem estabelece sua influência, credibilidade e autoridade. Auster.

Miskolci, R. (2016). Sociologia digital: Notas sobre pesquisa na era da conectividade. Revista Contemporânea, 6(2), 275-297. https://www.contemporanea.ufscar.br/index.php/contemporanea/article/view/525/211

Noble, S. U. (2018). Algorithms of oppression: How search engines reinforce racism. NYU Press.

Olegario, A., Santos, A. P. A. R. dos, Marin, I., Marques, M., Dias, M. e Nascimento, M. S. (2021, 2 de setembro). Economia da Atenção e universo das telas: entenda por que é tão difícil se desconectar. Agência Universitária de Notícias (AUN/USP). https://aun.webhostusp.sti.usp.br/index.php/2021/09/02/economia-da-atencao-e-universo-das-telas-entenda-por-que-e-tao-dificil-se-desconectar/

Oliveira, P. C. (2017). Revolução e Contra-Revolução. ArtPress.

Peterson, J. B. (2018). 12 regras para a vida. Um antídoto para o caos. Alta Books.

Quijano, A. (2005). A colonialidade do saber: Eurocentrismo e ciências sociais. Em E. Lander (ed.), A colonialidade do saber. Eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. CLACSO.

Rosa, P. O. (2019). Fascismo tropical. Uma cibercartografia das novíssimas direitas Brasileiras. Milfontes.

Rosa, P. O. e Rosa, R. de O. (2024). Tecnopolíticas do ódio: estratégias utilizadas por grupos de WhatsApp conservadores e bolsonaristas nas eleições brasileiras de 2018 e 2022. Simbiótica. Revista Eletrônica, 11(1), 64-91.

Rosa, P. O., Amaral, A. J. do e Nemer, D. (2023). Datapolítica, governamentalidade algorítmica e a virada digital: Uma genealogia da modulação comportamental através das plataformas digitais. Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM, 18(3), e85510. https://doi.org/10.5902/1981369485510

Rosa, P. O., Ângelo, V. A. de e Braga, T. (2021). Novíssimas direitas e a política na era da pós-verdade: uma análise da guerra cultural. Simbiótica. Revista Eletrônica, 8(2), 187-216. https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br/cedoc/detalhe/tf-novissimas-direitas-e-a-politica-na-era-da-pos-verdade-uma-analise-da-guerra-cultural,c40520c3-9db7-4fce-9121-17fd11816be3

Rosa, P. O., Ângelo, V. A. de, Almeida, V. A. e Vieira, B. B. R. (2024). Tecnoconservadorismo e o Brasil Paralelo. Autonomia Literária.

Rouvroy, A. e Berns, T. (2015). Governamentalidade algorítmica e perspectivas de emancipação: O díspar como condição de individuação pela relação? Eco-Pós, 18(2), 35-56. https://revistaecopos.eco.ufrj.br/eco_pos/article/view/2662

Sadin, É. (2018). La silicolonización del mundo. Caja Negra.

Santini, R. M., Salles, D., Belin, L. L., Belisário, A., Mattos, B., Medeiros, S. G., Mello, D., Grael, F., Seade, R., Borges, A., Murakami, L., Cardoso, R., Dau, E., Loureiro, F., Yoneshigue, B., Carmo, V. e Maia, F. (2024). «Aprenda a evitar ‘esse tipo’ de mulher». Estratégias discursivas e monetização da misoginia no YouTube. NetLab e UFRJ.

Schutz, T. (2022). Red pill 2.0. Não basta despertar para a realidade. É preciso criá-la. Expansão Masculina.

Sedgwick, M. (2020). Contra o mundo moderno. Âyiné.

Silva, M. K. e Pereira, M. M. (2020). Movimentos e contramovimentos sociais: O caráter relacional da conflitualidade social. Revista Brasileira de Sociologia, 8(20), 26-49. https://doi.org/10.20336/rbs.647

Silveira, S. A. D. (2021). A hipótese do colonialismo de dados e o neoliberalismo. Em Colonialismo de dados. Como opera a trincheira algorítmica na guerra neoliberal (pp. 33-51). Autonomia Literária.

Silveira, S. A. da. (2025). As Big Techs e a guerra total. O complexo militar-industrial dataficado. Hedra.

Srnicek, N. (2018). Capitalismo de plataforma. Caja Negra.

Teitelbaum, B. R. (2020). Guerra pela eternidade. Unicamp.

Teles, E. (2018). Governamentalidade algorítmica e as subjetivações rarefeitas. Kriterion, 59(140), 429-448. https://doi.org/10.1590/0100-512x2018n14005et

Tomassi, R. (2021). O macho racional. Masculinidade positiva. (Vol. III). [E-book].

Varoufakis, Y. (2025). Tecnofeudalismo. O que matou o capitalismo. Planeta do Brasil.

Zuboff, S. (2020). A era do capitalismo de vigilância. A luta por um futuro humano na nova fronteira de poder. Intrínseca.

Publicado

2026-10-23

Como Citar

Genealogia da juventude red pill e a hipótese do movimento-empresa como estratégia tecnoconservadora de monetização da misoginia no YouTube. (2026). Desde El Sur, 18(4), e0092. https://doi.org/10.21142/DES-1804-2026-e0092